Creches

Para NA’AMAT a creche é o segundo lar da criança. Um ambiente familiar e acolhedor pode ser encontrado em todas as 260 creches espalhadas por todo o estado de Israel, a maior rede de creches do país. Cerca de 17.000 crianças, desde bebês até crianças de 4 anos de idade, frequentam essas creches. Ao reconhecer a importância da educação na primeira infância, NA’AMAT tornou-se pioneira nos programas de educação pré-escolar, muito antes de o projeto Head Start começar nos Estados Unidos. Na verdade, o programa Head Start foi organizado seguindo o modelo das creches da NA’AMAT em Israel.

Programas inovadores e os mais novos materiais e tendências são consistentemente usados nas creches, que dão ênfase à atenção individual assim como às atividades de grupo. Cada canto da creche é cuidadosamente planejado para satisfazer as necessidades das crianças. As salas de aulas são organizadas com centros de atividades e materiais educativos que despertam interesse e permitem às crianças escolher entre brincar ou trabalhar nessas áreas, que atendem suas necessidades e capacidades e estimulam habilidades criativas.

As creches estimulam o brinquedo construtivo. Não existem jogos ou brinquedos específicos para cada gênero e meninas e meninos são encorajados para brincar com todos os brinquedos. Os professores estão sempre atentos para possíveis dificuldades de aprendizado numa criança. Quando necessário, as crianças são submetidas a testes e uma intervenção é feita em seguida.

As creches da NA’AMAT são encontradas tanto nas pequenas cidades mais remotas como nas grandes cidades. Muitas creches são instaladas perto ou mesmo dentro de locais de trabalho. Todas as creches têm abrigos antiaéreos.

A grande maioria das equipes de atendimento é formada por profissionais diplomados. Aqueles que não têm diploma devem passar por um programa de treinamento em creches e em centros pedagógicos da NA’AMAT.

Vinte e duas creches da NA’AMAT são também centros multifuncionais. Esses centros proporcionam um ambiente seguro para crianças em idade pré-escolar que são órfãs ou que foram abusadas ou que foram traumatizadas por atos terroristas, que vivem na pobreza ou que apresentam outras situações familiares difíceis. Conselheiros especializados, professores e psicólogos trabalham com crianças em situação de risco e suas famílias. Os centros ficam abertos da 7h da manhã às 7h da tarde e também proporcionam programas para pais e irmãos.

Onde for necessária a construção de uma creche, NA’AMAT está presente. NA’AMAT atende as necessidades de olim (novos imigrantes) da Etiópia, da Rússia e de outros países. Além das creches, NA’AMAT mantém numerosos programas à tarde para crianças de 5-7 anos em todo Israel, complementando o horário escolar.